quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Antes de um jogão na Vila Belmiro ...

Já perdi a conta das vezes em que desci a Serra do Mar para acompanhar uma partida de futebol na Vila Belmiro. É fato que o jornalista esportivo precisa estar a postos duas, ou até três horas antes do horário do jogo. É aí que entra uma ótima opção para "reforçar" o estômago, tanto do profissional como, claro, do torcedor de futebol que vai estar ali por, pelo menos, duas horas.

O Restaurante Pâmella é um lugar sem muito luxo, mas de extrema qualidade. Fica muito perto do Estádio da Vila Belmiro (Rua Carvalho de Mendonça, 655 - Marapé - Santos - SP Tel (13) 3237.4980 - 3237.7501) e oferece um buffet de comida por quilo com grande variedade em peixes, carnes, aves e saladas. Excepcional mesa de saladas prende pela variedade e qualidade. As opções seguem com qualidade consideravel. Destaque para o filet de linguado. Vale a pena provar. Para quem gosta, picanha em fatias generosas preparadas na hora. Tem outras opções que merecem sua visita. Vá em frente. Reforce o estômago e vá tranquilo para o futebol. É uma dica considerável.

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Macapá e um filhote na telha

O endereço é o seguinte: Avenida Primeiro de Maio, 52, Trem, Macapá - AP. O email do lugar: estaleirorestaurante@hotmail.com. Ele também pode ser visitado através do Facebook no mesmo endereço. O lugar funciona para o jantar de Terça à Sábado. E para o almoço, aos sábados e domingos. Eles não propagam isso, mas é fundamental para quem é de fora do estado do Amapá: o restaurante é climatizado. Tão aconchegante quanto no visual, é também na temperatura. O Estaleiro atende pelos telefones 96 3222.8375 ou 3223.4638.
A minha dica anterior também pode ser apreciada na casa caprichosamente decorada com motivos voltados à marinha, pesca ou coisa parecida. Então, na casa do espetacular strognoff de camarão, você pode encontrar outras delícias da culinária local. Falemos do FILHOTE. É um peixe de sabor ímpar que, naquele prato que tive a oportunidade de saborear, era servido na telha, com um molho bastante cremoso e um purê feito do próprio filet de FILHOTE. O peixe de água doce é servido em postas generosas e sem nenhuma chance de apresentar espinhos.
O tucupi vem ao lado. Tempero tradicional da culinária nortista, ele pode ser um pouco forte para apreciadores de primeira viagem. Mas se a cerveja estiver no ponto, e lá sempre está, é possível saborear o tucupi do Amapá. Aliás, pato no tucupi é uma das tradições do local. Mas eu não tive tempo de apreciar  o tal pato. À beira do Rio Amazonas, eu tinha que provar o peixe. Afinal, foram apenas 24 horas no local. O pato, dessa vez, pagou o pato.

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Delícias em Macapá. Strognoff de camarão à beira do Rio Amazonas.

A distância não é necessariamente um convite, pelo contrário. Não há vôo direto de São Paulo para Macapá, a capital do Amapá. Aliás, essa cidade do norte do país é a única capital, no Brasil, que não tem ligação para outro Estado atráves de uma rodovia. De Belém, no Pará, até Macapá, é necessária uma viagem de 24 horas através de grandes embarcações. Pois bem, livre-se do preconceito da distância e conheça a única capital brasileira por onde passa a linha do equador, que divide o globo terrestre entre hemisfério norte e hemisfério sul.
É nesse lugar que podemos encontrar um povo hospitaleiro e uma culinária sem igual. Vou destacar, inicialmente, um strogonoff de camarão que pude apreciar num dos melhores restaurantes do lugar, o Estaleiro. Ele tem decoração típica e garçons trajados de marinheiros fazem atendimento profissionalizado e personalizado. O prato a qual me refiro pode atender ao prazer exigente de qualquer turista. Ainda não há um movimento para atrair turistas. São poucos os hotéis na cidade. Raros os locais que oferecem sites para que possamos adquirir informações adicionais. Daí, talvez, o prazer maior em desbravar esse local maravilhoso.
Depois eu boto mais detalhes por aqui. Passei apenas 24 horas na cidade. Mas voltaria, outras vezes. Para conhecer outras delícias de um lugar delicioso. E deu tempo de conhecer outras opçoes que postarei logo.