segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Piranhas que me prenderam pela boca


Certa vez tive a oportunidade de viajar para Mato Grosso do Sul e conhecer uma das delícias da cidade de Campo Grande que é a Casa do Peixe (Rua Dr João Rosa Pires, 1030 - Amambaí). Só para resumir a história, gostei tanto de um caldo de piranha, especialidade da casa, que acabei presenteado com uma dúzia de copos dos tais caldos, congelados, para levar para casa.
Os proprietários são de uma simpatia ímpar e os produtos, de qualidade inigualável.  O rodízio de peixes é a especialidade. Peixes de água doce, todos aqueles que você imagina e até aqueles que você nunca pensava ter a chance de degustar.
Infelizmente, o site não disponibiliza fotos. Mas pode ser acessado facilmente.
Se você estiver na cidade, vale a pena conferir. Eu recomendo.
www.casadopeixe.com.br
Divirta-se

domingo, 30 de janeiro de 2011

Um abacaxi na praia do Francês - AL


Pode ser um coquetel com vokca ou mesmo sem álcool. Servido dentro da própria fruta, o coquetel de abacaxi é um dos destaques da praia do francês, em Marechal Deodoro, Alagoas. Por conta da temperatura elevada, ou qualquer outro milagre da natureza, o abacaxi nordestino tem pouca acidez e um sabor inigualável. Daí, essa transformação em coquetel torna a experiência algo que você não vai esquecer e, seguramente, irá repetir.
O preço é convidativo e, hoje, deve estar girando entre 4 e 6 reais - dependendo do tamanho da fruta e da opção do freguês (coquetel com álcool ou  não). O miolo da fruta é retirado e servido à parte. Dentro da fruta, gelo, o sabor diferenciado do abacaxi mais leite moça e outras delícias.
Confira e repita a opção quantas vezes for possível.

Na casa do chopp é o lanche quem manda...



Choperia Giovanetti, uma das mais tradicionais de Campinas - SP. São vários endereços, mas o mais antigo é o da Rua General Osório, na frente do Largo do Rosário. Ali, é comum, clientes de longa data terminarem o dia em um happy-hour regado ao bom chopp tirado com maestria. Para acompanhar, diversas porções ou lanches. Entre eles, os lanches, o mais tradicional é o psicodélico. Uma invenção campineira que leva dois tipos de salsicha, mussarela, lombo cozido, mortadela, presunto xadrex, rosbife, tomate e azeitona.
O lanche, no pão francês, é cortado em minúsculos pedaços - 10, para ser preciso - (corte "boca de anjo") para facilitar a degustão pelo freguês. Vale a pena conferir uma tradição de mais de 70 anos.

Antes de chegar ao Litoral Norte de S.Paulo




Faça uma programação estratégica de sua viagem de modos que você possa estar na região na hora do almoço, quando os filhos já estão pedindo aquela parada para abastacer, antes de seguir viagem até o Litoral Norte de São Paulo. Assim, no km 43 da Rodovia dos Tamoios (entre São José dos Campos e Caraguaratuba) a parada vai ser estratégica para "abusar" da boa comida da fazenda. E sua consciência não vai pesar tanto assim.
Em enormes fogões à lenha, a Fazenda da Comadre te proporciona as delícias da boa comida como o leitão à pururuca, a galinha de panela, o feijão tropeiro e vai por aí. Não é uma comida leve, pelo contrário. Mas é extremamente saborosa. E se você estiver começando suas férias - cujo destino é a praia - lá na areia você tira o excesso de peso com uma corridinha. Ou não. (srsrs).
Vale conferir.

Um fast-food diferente na África do Sul



Joanesburgo está bem distante das praias e, por consequência, dos peixes e frutos do mar também. Mas a cidade das minas de diamante e ouro - em que pese estar situada no coração do continente mais pobre do mundo - ostenta uma riqueza de impressionar. E bons restaurantes, inclusive. Os preços são acessíveis e, ainda mais, nas redes de fast-food. E este da foto (fish always) chama a atenção pela qualidade dos produtos e por ser acessível para a maioria das pessoas.
O prato que está disponibilizado abaixo é de file de hake (um peixe muito saboroso) com lula e arroz. Ele custa cerca de 40 rands (nem 10 reais). Onde é que se pode comer peixe e lula por esse valor, no Brasil ?
Não é fácil chegar até lá. Mas se você for viajar para Joanesburgo, dê uma passada em uma das centenas de pontos de venda dessa rede de fast-food. Você vai gostar.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Um olhar diferente...

Se a gula é pecado, sugiro apreciar com moderação. Mas isso vale para os pratos e opções que vou sugerir aqui. Quanto ao blog, pode apreciar sem moderação. Procuro, com um olhar diferente, captar as opções que podem agradar aos mais diferentes paladares. É esse o valor do sabor que pretende agradar aos amigos. Que você possa apreciar essas dicas.