terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Carne de sol com molho funghi e arroz de castanhas na manteiga

Esse é outro lado bom de ter amigos. Essa sugestão foi enviada por um amigo de Maceió, Dr Paulo Magalhães, um fã da boa culinária, assim como eu. Também vou botar os créditos de onde ele tirou essa maravilha.
Anotem aí: http://blog.tnh1.ne10.uol.com.br/chefwanderson/2013/02/22/carne-de-sol-com-molho-funghi-e-arroz-de-castanhas-na-manteiga/
Eis a receita.


Rendimento: 8 porções

Ingredientes Carne-de-sol
1,5kg de contra-filé bovino
60g de sal refinado

Ingredientes molho funghi
200g de fungui chileno seco
100ml de vinho branco seco
300ml de caldo de carne
300ml de creme de leite fresco
100g de molho branco
200g de queijo parmesão ralado
Sal a gosto

Ingredientes arroz de castanhas
400g de arroz cozido
30g de castanha de caju
30g de castanha do Pará
30g de amêndoas
40g de manteiga sem sal

Modo de preparo Carne-de-sol:
Espalhe o sal por toda a carne. Deixe desidratando na parte baixa da geladeira em uma fôrma inclinada por 4 horas, descarte sempre a salmoura que se forma. Ao final das quatro horas, salgue a carne mais uma vez nos pontos avermelhados (onde o sal não pegou da primeira vez) e retorne à geladeira por mais 24 horas para desidratar bem. Não deixe de descartar a salmoura durante o processo. Passado este período, embale a carne em saco plástico e deixe no freezer congelada por, no mínimo, 7 dias.
Para retirar o sal da carne, espere que descongele, coloque em um recipiente com água e esfregue um pouco. Deixe por trinta minutos e troque a água (repita o processo de duas a três vezes).
Corte a carne em 8 partes sele em uma frigideira bem quente com manteiga de garrafa. Leve ao forno para assar por 15 minutos a 220°c.
Se preferir asse em churrasqueira à brasa.

Modo de preparo do molho funghi
Aqueça o caldo de carne e coloque o funghi junto com o vinho para hidratar em fogo baixo por 30 minutos, depois disso acrescente o creme de leite, o parmesão e acerte o sal. Reserve aquecido

Modo de preparo do arroz de castanhas
Em uma panela aqueça a manteiga e coloque as castanhas já picadas para refogar, depois de douradas, acrescente o arroz e a salsinha e misture bem.

Montagem do prato
Em um prato grande coloque a carne de sol e cubra com o molho funghi deixando escorrer dos lados. Use um molde redondo para dar forma ao arroz. Se preferir decore com pimenta biquinho ou ramos de salsinha verde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário