terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Uma receita do Peru para os dias de calor: CEVICHE

Liberdade para criar, misturar, apreciar. O ceviche é um prato da culinária do Peru e é uma excelente opção para os dias quentes, mesmo que o inverno já tenha indo embora, ao menos no calendário. Pode ser de camarão, de lula, de polvo, de tilápia. Daquilo que você tiver à mão. E com a proximidade da semana Santa, as opções vão aumentar nos pontos de venda, naturalmente.

Pois bem, escolhida a opção, ou as opções, porque podemos misturar algumas - ou mesmo prepara-las separadamente, vamos às dicas.

Pegue cerca de 500 gramas do produto escolhido, camarão por exemplo. Ele precisa estar limpo, descongelado. Coloque numa tijela de modo que possamos praticamente cobri-lo com o suco de limão (se for siciliano, fica ainda melhor). Acrescente, à seu gosto, pimentão, pimenta do reino, cebola fatiada, tomate e uma pitada leve de sal. E a primeira etapa foi vencida.

Coloque a tijela, com o limão cobrindo bem os frutos do mar, dentro da geladeira, com papel alumínio fechando a mesma. Deixe marinar por cerca de uma hora. O suco do limão irá "cozinhar" aquilo tudo. Se quiser, pode dar uma mexida, de leve, para apressar o processo. Ao término desse tempo, você vai notar que os frutos do mar praticamente mudaram para uma coloração mais esbranquiçada. Está pronto o ceviche que deve ser servido gelado.

Para acompanhar, cerveja gelada, ou capiroska de limão, desde que você não vá dirigir depois. É um excelente e refrescante tira gosto para dividir com os amigos. Eu já preparei e aprovei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário